22 de ago de 2011

A Espera e a Esperança #01 Introdução

Esperar – Significado: v.t. Ficar em algum lugar até que chegue alguém ou alguma coisa que se tem como certa ou provável; aguardar. // Contar com. / Ter esperança. / Supor, ter satisfação em acreditar. / Confiar.

Esperança – Significado: s.f. Sentimento de quem vê como possìvel a realização daquilo que deseja / Confiança em coisa boa. / .

onw *-*

Certo dia eu estava tento uma “conversa” com Deus, e dizendo como eu me sentia…  Naquele dia eu realmente me sentia cansado, sozinho e confuso. Eu estava sobrecarregado, carregando pesos de incerteza, de ingratidão e até de cetícismo. Por quê? Eu havia perdido uma coisa extremamente importante na caminhada com Deus, a esperança. Aquele dia havia sido extremamente cansativo, estava nublado, recebi durante o dia várias notícias ruins e estava com dores de cabeça e no rosto (sinozite querida – risos.) , eu queria simplesmente sumir. Até que cheguei em casa, me tranquei no quarto e comecei a buscar a única pessoa que ia me entender naquele momento, Aquele que me criou e me conhece melhor que eu mesmo.

E no meio daquela conversa Ele foi me lembrando de tudo que Ele já havia feito nos tempos de Moisés, dos reis e dos profetas… De Jesus… E também das coisas que Ele já tinha feito na minha vida. E aquilo realmente tornou vivo o texto de Lamentações 3:21 – “Quero trazer a memória aquilo que pode me dar esperança.” A partir daquele momento eu comecei a pedir pra ser transformado. Eu estava voltando a “normalidade” deixando tudo acontecer no automático, eu estava “esfriando” como se diz por aí. Mas outro texto se fez vivo -  Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.” -Salmos 31:24 E a partir dali eu voltei com meus estudos sobre relacionamentos- não só de namoro e casamento e tal, mas sobre todos os tipos de relacionamentos – quem sabe um dia eu até escreva um livro sobre isso – mais risos.

E o que tenho entendido com esses estudos e buscas é que nós precisamos que a espera e a esperança andem juntas. De maneira que a duração da espera não diminua a esperança e que a esperança nos ajude a aprender com a espera e passar por ela de acordo com boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Existe um trabalhar de Deus na espera. Como o @fernandokxavier disse: “Deus vai desenvolvendo a nossa paciência. Porque é na espera que Ele trabalha em você!”

Eu tenho buscado esse trabalhar, pra realmente poder ser a pessoas certa (leia-se P-E-R-F-E-I-T-A – risos) para alguém. Tenho colocado a disposição de Deus os meus sonhos, planos, conceitos, habilidades e defeitos para serem trabalhados. – mesmo que isso custe a minha reputação, tempo e até alguns sonhos profissionais  (leia-se AAAADEEEEUS AMAN) – E nesse processo sei que muitas coisas ainda vão mudar, eu vou mudar. Aprendi que muito do que eu pensava do que era “ser homem” não passa de puro preconceito, e de que antes de ser namorado ou marido eu tenho que ser o melhor amigo. Não adianta eu querer compreensão dela para os meus defeitos se eu não estiver disposto a compreender todos os defeitos e manias dela. Pra ser o marido perfeito eu tenho que parecer como Jesus, e é uma longa caminhada. Mas, quem disse que estou sozinho nela? Há um R-E-I-N-O inteiro nessa caminhada, pessoas de todas as etnias, classes sociais e gostos possíveis…




Bom, isso foi uma “pequena” intrudação, o primeiro de uma série de posts aqui… A série “A Espera e a Esperança” vai falar sobre as esperas da vida através do embasamento bíblico com testemunhos históricos como os de Jacó (esse aí sabe o que é espera, porque né) até testemunhos de pessoas do nosso tempo, amigos, conhecidos .... Os próximos post's serão mais “didáticos”  nessa introdução tentei apenas mostra um pouco o que me motivou a começar essa série. Espero sinceramente que gostem e que Deus de alguma forma possa me usar na vida de vocês. Até a próxima.


Soli Deo Gloria!

1 comentários:

Lucas Roberto disse...

Belo post mano,

Esperar é fundamental. As pessoas tem perdido essa característica, ainda mais nos dias ligeiros a modernos. É preciso ter sabedoria (que vem de Deus) para saber o que é imediato e o que não precisa ser. Ainda mais em questão de relacionamentos.
Muitos pecados surgem pela falta dessa espera, e dessa esperança.

Afinal, crer em Cristo é ter fé é ter esperança.


Abraços,
Lucas, do blog Achando Graça.

Postar um comentário