22 de ago. de 2011

A Espera e a Esperança. #02 – Kairós, o tempo de DEUS

Kairos (καιρός) é uma palavra grega que significa “o momento certo” ou “oportuno”. Os gregos antigos tinham duas palavras para definir o tempo: chronos  e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, esse último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. Na teologia “kairos” é usado para descrever a forma qualitativa do tempo, o “tempo de Deus“, enquanto chronos é de natureza quantitativa, o “tempo dos homens“.

temos que aprender a esperar ♪


Em síntese pode-se dizer que o tempo humano (medido) é descrito em minutos, horas, dias, meses e anos. Enquanto que o termo Kairós que descreve o “tempo de Deus” não pode ser medido e sim vivido

Dada esta introdução, vamos ao que nos interessa.

Todos nós teremos que enfretar (aliás, já estamos “enfrentando” – E COMO ESTAMOS) o Kairós de Deus. E isso é bom, sinal de que Ele nos ama e está preparando algo bom, perfeito e agradável (Rm 12:2) para nós. Há um grande preparar e um grande trabalhar de Deus nas nossas vidas enquando esperamos. Deus nos coloca na posição de “esperador” (matei o português agora, risos) para nos aproximar Dele, com isso Ele pode começar a moldar e aperfeiçoar nosso caráter e nossa personalidade para sermos a pessoa certa e não somente esperar por uma.

Seria muito fácil eu fazer uma lista de “pré-requisitos” pra uma futura namorada/esposa pra mim, sem eu ao menos responder a cada um dos meus próprios “pré-requisitos”. A lógica seria mais ou menos essa: “Eu não posso exigir que minha esposa seja gentil e paciente se EU não for gentil e paciente. Por isso há um trabalhar de Deus em nós. A cada dia que passa Ele quer que sejamos mais parecidos com Jesus e pra isso é necessárioa que passemos por algumas situações, para sermos aperfeiçoados e até mesmo provados e se tudo der certo APROVADOS. (II Timóteo 2:15)

Temos que ter prazer no kairós. Há algo de Deus para nós durante e depois da espera. Por isso temos que passar por ela da melhor maneira possível, para podermos realizar completamente tudo que Deus tem sonhado para nós a cada instante.

Eu espero porque sei em que Deus eu tenho crido e sei que os sonhos Dele são mais altos, maiores e melhores que os meus. Eu espero, pra que um dia, depois de ser aprovado nessas coisas, eu realmente possa ser capaz de fazer a minha namorada/esposa a mulher mais feliz de todo o planeta. É por isso que eu espero.



Soli Deo Gloria!


0 comentários:

Postar um comentário